Ouça: Vale do Taquari toma medidas para evitar entrada na bandeira vermelha
Na manhã desta sexta-feira (03/07), o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, participou do Espaço Aberto e atualizou as informações sobre a intensificação das ações de prevenção ao coronavírus na região. De acordo com o presidente, no dia de ontem, por uma vídeo conferência, os prefeitos se mostraram muito preocupados, tomando a decisão de “apertarem os cintos” nos municípios a partir de hoje, pedindo para que toda a população volte a realizar a prevenção, utilizando a máscara, higienização e o distanciamento social.
Desde a última sexta-feira, ressalta Celso, os índices no Estado e no Vale do Taquari só tem aumentando. Por este motivo, é importante a partir de agora trabalhar em conjunto, e ter a união de todos os municípios para fazerem um trabalho preventivo, para não voltarmos para a bandeira vermelha, que causaria transtornos na economia ainda mais dos que já temos.
O presidente pontua que é preciso achar alternativas, e toda a população precisará aprender a conviver com essa situação que nos encontramos por um bom período, não podendo diminuir os cuidados ainda mais agora que as baixas temperaturas chegaram. Na próxima semana, terça-feira, uma nova vídeo conferência será realizada pela AMVAT com o intuito de implantar um protocolo nos municípios do Vale do Taquari, com a distribuição de kits de medicamentos para serem utilizados nos primeiros cinco dias para as pessoas com qualquer sintoma de gripe, oferecendo essa ferramenta a mais para prevenção. Importante ressaltar que esse kit não irá substituir as ações que já estão sendo tomadas em termos de prevenção.
O presidente acredita que essa semana ainda consigamos permanecer na bandeira laranja, mas se os dados não mudarem, e continuar o avanço no número de infectados, aumento nas internações, provavelmente na próxima semana migraremos para uma bandeira vermelha, na qual permaneceríamos durante 14 dias.
Ouça a entrevista completa