Ouça: Pacientes com Covid-19 passam por procedimentos específicos de atendimento
Na manhã desta sexta-feira (26/06), o médico Humberto de Alencar Oliveira da Costa, integrante do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Teutônia, apresentou informações atualizadas e orientações à comunidade, esclarecendo sobre os protocolos e procedimentos realizados em pacientes com Covid-19.
De acordo com o médico, o Hospital Ouro Branco está bem organizado, com um fluxo hospitalar bem definido, com os pacientes encaminhados para uma sala de isolamento específica aguardando ali uma avaliação do médico. Atualmente o hospital conta com 18 leitos e 5 internações.
Humberto coloca que o fluxo de pacientes nos últimos dias tem aumentado e, a partir de agora, acredita que aumente ainda mais. A mudança na temperatura faz com que se tenha uma circulação dos demais vírus respiratórios, ocorrendo um incremento de doenças respiratórias, o que preocupa o médico. Os dados atualizados do coronavírus, de acordo com Humberto, apontam 270 casos confirmados, 59 internações, que representam 21%. E destas internações, oito tiveram um desfecho mais grave.
O afrouxamento das medidas é algo que deixa Humberto bastante preocupado. Por isso, estão sendo cogitadas algumas medidas mais drásticas de controle. É necessário que a população tenha consciência, reforça o médico. Não existe tratamento comprovado que seja eficaz e específico contra o coronavírus, além de não termos ainda a vacina para a imunização das pessoas. Ao longo da entrevista ele explica sobre os protocolos de utilização de medicamentos nos pacientes diagnosticados com Covid-19.
O que mais tem preocupado as equipes de saúde é o incremento dos casos, com a chegada do inverno, a tendência é aumentar ainda mais a demanda de serviços, com internações por outros quadros gripais além dos casos do coronavírus.
Ouça a entrevista completa