Ouça: Presidente da Famurs fala sobre as possibilidades de datas para as eleições
Na manhã desta terça-feira (23/06), conversamos com o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, que fala como a entidade está acompanhando o processo de mudança nas datas das eleições . De acordo com Emanuel, o projeto deve entrar em votação ainda hoje no Senado, prevalecendo a decisão de realizarem a eleição ainda este ano. Na proposta, as novas datas seriam 6 e 20 de dezembro, opção diferente da defendida pela entidade, que entende que o processo não deva ocorrer este ano. Maneco enfatiza que a Famurs precisará acatar a decisão e que, evidentemente,
a eleição será diferente das demais, contando com restrições e medidas que impedem de ter uma normalidade no processo político, já que o contato entre as pessoas é fundamental para se fazer campanhas. Dessa forma as campanhas precisam se reiventar.
Emanuel ressalta que a Famurs defendeu a troca da data das eleições com o intuito de viabilizar a participação das pessoas, e que as candidaturas pudessem ter meios para divulgar os seus projetos, para que assim o eleitor possa participar e escolher bem o futuro de sua cidade pelos próximos 4 anos.
O prefeito também considera complicado fazer a campanha toda pelas redes sociais ou via tecnologias.
É inviável já que muitos não têm acesso à internet, assim boa parte da população seria afastada do processo, não tendo conhecimento dos projetos e não participando. No entanto, ele compreende uma série de argumentos que pesaram na decisão do Congresso de manter as eleições neste ano, uma delas de que os prefeitos foram eleitos para 4 e não 6 anos, não sendo possível estender esse prazo sem a concordância dos eleitores, algo que considera verdadeiro e democrático.
Ouça a entrevista completa