Espaço Aberto 

Ouça: Prefeitos da Amvat não concordam com realização das eleições neste ano

Na manhã desta segunda-feira (22/06), o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari – Amvat, Celso Kaplan, reforçou o posicionamento dos prefeitos em relação à realização das eleições neste ano de 2020. A maioria entende que não deva ocorrer o processo neste ano.
Hoje acontecerá uma importante reunião em Brasília, com participação do Tribunal Superior Eleitoral, sobre a definição das datas, apontadas num primeiro momento para o dia 15 de novembro. Outra possibilidade cogitada seria em dezembro.
Conforme Celso, é um assunto que está sendo debatido tanto no Tribunal federal quanto no Congresso, que decidirá entre 15 de novembro ou 06 de dezembro. Kaplan reforça que os prefeitos repudiam em qualquer instância falar em eleições neste momento, já que enfrentamos um pandemia , além de uma crise econômica que se intensifica.
Celso reforça a preocupação de todos os prefeitos em relação ao afrouxamento das medidas de proteção, já que muitas pessoas acreditam que a vida está normal. “Se a comunidade não se conscientizar migraremos futuramente para uma bandeira vermelha. É necessária a conscientização e colaboração de todos, com um ano muito complicado pela frente”, afirma.
Durante a entrevista, o prefeito também dá sua opinião sobre a realização da Expointer, reprogramada para final de setembro. Apesar de considerar o evento importante para a retomada econômica, especialmente para a valorização do agro, Celso acredita ser muito difícil disso se concretizar, já que é um evento que reúne grande público, gerando o risco de aglomerações.
Enquanto se debate sobre as novas datas da eleição, a Amvat segue com o foco no atendimento da comunidade, lutando para equipar os municípios para o atendimento na saúde e para manutenção da bandeira laranja ou migração para a amarela. Reforça que para isso é necessário atender diferentes itens que estão sendo alinhados para a posição das bandeiras. É importante, de acordo com Celso, conseguirmos recursos como os respiradores anunciados para a região, que após a pandemia permanecerão para atendimento de outras demandas, garantindo assim mais segurança com equipamentos para todas as áreas.
O presidente da Amvat alerta para os cuidados que a comunidade deve seguir, lembrando que é necessário o uso de máscaras e álcool em gel, pois a chegada do inverno preocupa.

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados