Espaço Aberto 

Ouça: Como estão os idosos durante esta pandemia?

Na manhã desta sexta-feira (19/06), conversamos com o atual rei dos idosos do município de Westfália, Décio Schneider, para entendermos como estão os idosos e como estes vêm sendo acompanhados e orientados durante este período de distanciamento social. Décio coloca que todas as ações que foram pensadas desde o início da pandemia mundial foram visando a proteção à saúde dos idosos, já que estes se encontram no grupo de risco. O mesmo pontua que no município de Westfália, os idosos perceberam de imediato a gravidade da pandemia, levando a sério as medidas que foram colocadas nos decretos.
Décio destaca que a falta de uma perspectiva concreta acaba gerando ansiedade, tristeza e os grupos sentem falta dos bailes e das confraternizações entre os idosos, trazendo um impacto psicológico, mas que é necessário paciência paciência nesse momento. Ele reforça que esteve conversando com os líderes dos grupos e todos entendem a importância de manter as medidas de proteção e ainda não retomar nenhum tipo de encontros e reuniões, somente quando tudo normalizar e isso for autorizado para ocorrer de forma segura.

Há alguns pontos que preocupam Décio, principalmente no que diz respeito ao futuro, já que este é muito incerto, principalmente em relação às orientações no enfrentamento ao coronavírus. “Enquanto os responsáveis da saúde passam determinadas orientações, as autoridades máximas acabam não seguindo essas determinações como a população em geral deve segui-las, gerando uma confusão perante a sociedade”, alerta. Décio finaliza pedindo que a população siga firme, obedecendo as orientações dos órgãos da saúde, cuidando da sua própria saúde e do próximo.

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados