Cursos presenciais e cursos EAD da Univates recebem nota máxima no Enade
Dos 13 cursos presenciais da Univates avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018, sete apresentaram conceitos de excelência no Enade (notas 4 ou 5, numa escala que vai de 1 a 5), representando 54% dos cursos avaliados. No país, apenas 25% dos cursos apresentam notas excelentes no Enade.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). Os estudantes da Univates fizeram dois cursos alcançarem a nota 5: Design de Moda e Gestão Financeira. Apenas 6% dos quase nove mil cursos avaliados atingiram conceito 5, nota máxima da avaliação. Destaque também para os cursos de Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Jornalismo, Logística e Psicologia, que atingiram a nota 4. Considerado o melhor curso do Rio Grande do Sul, o Design de Moda também figura entre os cinco melhores do Brasil. Gastronomia e Gestão Financeira estão entre os cinco melhores do Estado.
Para a pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro, a obtenção desses conceitos confirma a qualidade do ensino. “O resultado representa o trabalho de muitas pessoas e o comprometimento de professores, estudantes e gestores da Instituição. Ao mesmo tempo, é a oportunidade que a Univates tem para se debruçar com um olhar mais detalhado sobre cada um desses cursos a partir de uma avaliação externa e verificar pontos que podem ser melhorados, o que é próprio do processo educativo de uma instituição de Ensino Superior”, analisa.
Cursos EAD também recebem nota máxima
Em avaliação in loco realizada pelo MEC para reconhecimento dos novos cursos EAD, os cursos da Univates foram avaliados com nota máxima. Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Financeira receberam o conceito máximo em uma escala de 1 a 5. Três dimensões foram avaliadas: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.