Agrobiodiversidade e agroecologia são temas de eventos na Univates
Em sua essência, a agroecologia e a agrobiodiversidade propõem um modo de pensar a agricultura a partir de um sistema justo, sustentável e ambientalmente orientado. Para debater sobre a produção de alimentos de forma segura, a Universidade do Vale do Taquari – Univates realiza, no dia 16 de outubro, o 2º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales e o 6º Encontro Regional de Agroecologia do Vale do Taquari/RS.
Conforme o professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis da Univates, Marlon Dalmoro, diferente da monocultura, a agroecologia inverte a lógica do produtivismo, que visa a produzir mais em menos espaço de terra. “A diversificação das culturas, a partir da ideia da agrobiodiversidade, busca superar os danos causados pela monocultura. Também pretende reconectar o homem com os diferentes tipos de alimentos, que sejam mais saudáveis, fazendo-o conhecer novas plantas e novos produtos além dos produzidos em larga escala, que acabam sendo a única ou uma das poucas fontes de alimentação humana”, explica.
Os conceitos de agroecologia e agrobiodiversidade estão relacionados de alguma forma, pois agroecologia também contempla biodiversidade. No entanto, a agroecologia é uma filosofia e um modo de produção agrícola que envolve uma orientação que vai desde técnicas de produção agrícola até a busca de relação com a natureza a partir da perspectiva ecológica. Já agrobiodiversidade é o estudo da diversidade na produção agrícola.
Programação
A primeira atividade dos eventos, que acontecem simultaneamente, será às 9h, no auditório do Prédio 7 da Instituição. A palestra “Agrobiodiversidade como ferramenta para a produção da soberania e segurança alimentar e nutricional” será proferida pela doutora em Botânica Gabriela Coelho de Souza. Depois do lanche solidário, acontecem, às 10h45, os relatos de experiência “Agrofloresta, produção orgânica, flores, agroindústria”, “Sementes crioulas” e “Desafios da produção e comercialização de ovos orgânicos”. Os encontros encerram às 17h30 com a apresentação de relatos de experiências e de trabalhos acadêmicos.
A programação completa para os eventos pode ser consultada no site univates.br/eventos. As inscrições de ouvintes, no valor de R$ 10,00 e devem ser realizadas em univates.br/sistemas/inscricoes
A temática está relacionada com o segundo objetivo de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), trabalhado pela Rede ODS Brasil, à qual a Univates é afiliada.