Estudantes do Colégio Teutônia mostram como a ciência e a pesquisa podem humanizar o mundo

“Depende de nós o que fazemos de nossas vidas; depende de nós o amanhã e o que virá depois; eu credito no futuro se houver união; se todos quiserem, pode haver transformação”. A letra da música “Esperança”, apresentada pelos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, ilustra a 6ª Mostra Cientifica do Colégio Teutônia, cujo tema gerador questionou: “Ciência e pesquisa: como o conhecimento pode humanizar o mundo?”.

A programação envolveu todas as turmas do CT, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com mais de 70 trabalhos, enfatizando que a ciência, por meio da pesquisa, pode e deve servir para a coletividade. O evento ocorreu nos dias 02 e 03 de outubro e atraiu a comunidade escolar. Ansiedade, preparação, criatividade e sentimento de realização marcaram as apresentações dos estudantes.

“A Mostra Científica é um momento significativo, que conta com o apoio das famílias, grande envolvimento de professores e funcionários e muita dedicação dos estudantes. A pesquisa faz parte do nosso dia a dia, com o conhecimento transformando a realidade de toda a comunidade escolar”, destaca o diretor do CT, Jonas Rückert.

“O que tivemos aqui foi a apresentação dos projetos de pesquisa à comunidade, mas a Mostra Científica inicia muito antes, ainda em fevereiro e março. É um grande momento de interação entre professores de diferentes áreas e estudantes, com muito brilho no olhar e a construção conjunta do conhecimento, trazendo aprendizagens significativas, propiciando leitura de mundo, desenvolvendo a criticidade e o trabalho em cooperação”, acrescenta a coordenadora geral do CT, professora Andrea Wallauer.

Além da apresentação ao público, os trabalhos também foram publicados na Revista Conecta, em sua 3ª edição. “Esse material desafia a trabalhar com artigos de pesquisa científicos. É uma grande oportunidade para estudantes e educadores”, avalia Andrea.

A conquista da Lua

Entre as atrações da Mostra Científica, destaque para a exposição “A conquista da Lua”, do Museu e Observatório Cosmos, de Itaara/RS. Em 2019 comemoramos os 50 anos da maior façanha tecnológica do Século 20, com a chegada do homem à Lua. Trata-se de um marco histórico, celebrado em 1969 por mais de 600 milhões de pessoas em todo mundo, reunidas em torno de aparelhos de rádio e televisão, para acompanhar a conquista do astronauta Neil Armstrong.

O diretor do Observatório, professor Hernan Mostajo, recebeu os visitantes, de todas as idades, ávidos por informações desse período. “O acervo histórico traz rádios, jornais, revistas e televisores da época, os emblemas das Missões Apollo, junto com as suas respectivas medalhas. Também trouxemos réplica do foguete Saturno 5 e fragmento meteórico lunar”, explica.

Assuntos Relacionados