Teutônia ainda contabiliza prejuízos pela enchente
O Espaço Aberto da manhã deste sábado (24/6) recebeu a administração municipal de Teutônia para seguir a avaliação e apresentar as recuperações das estradas e ruas do município atingidas pela enchente. “Fomos ver primeiro os danos para depois ver as ações. A prioridade de recuperação foi a ponte entre Pontes Filho e Linha Clara, aberta de maneira emergencial. Na via urbana surpreendeu o número de problemas”, disse o secretário de Planejamento e coordenador da Defesa Civil, Pablo Jeremias Chrestani.
A vice-prefeita Aline Röhrig Kohl falou sobre as reconstruções e as obras emergenciais da ERS-419, especialmente nas imediações do campo do Cruzeiro, no Bairro Languiru, onde há um deslizamento de talude na lateral da rodovia há meses. “Importante o aprendizado e momento de muito planejamento para reestruturar”, salienta Aline.
A secretária de Assistência Social, Diana Tietz Feldens, ressaltou a quantidade de doações de móveis, calçados, roupas, cestas básicas, produtos de higiene. “As pessoas contatavam e pediam o que precisam. Encerramos as atividades no ginásio, e o que ainda falta para duas famílias são 2 guarda roupas. Conseguimos móveis para casas que perderam tudo”, explicou.
Pelo levantamento, percebemos muito mais famílias com prejuízos, que não foram percebidos. “49 declararam o nome, mas muito mais vieram. Além disso, 148 pessoas em vulnerabilidade também vieram retirar algo, apesar da priorização das pessoas atingidas”, destacou Diana.
Acompanhe a entrevista completa.