Projeto Tamo Junto promove diversas ações em Teutônia
O Espaço Aberto deste sábado (7/5) teve a participação de Aline Röhrig Kohl, vice-prefeita; Paulo Doarte, do Conselho Tutelar; e Fernanda Dias Marques, coordenadora do CREAS. Explicaram um pouco mais do projeto Tamo Junto, uma rede de vários órgãos para enfrentar a violência familiar.
“As equipes se reuniram e montaram esse projeto. Todos podemos conviver: homens e mulheres”, destaca a vice-prefeita Aline.
“A gente sabe que a violência está aí, mas não estava chegando. Isso nos desacomodou para fazer esse trabalho. Incluímos homens, ter mentes masculinas, para mostrar a inclusão de todos”, destacou Fernanda.
“Dependemos da rede para trabalhar e fazer. CRAS, CREAS, Educação, Saúde são porta de entrada. E o Conselho Tutelar também é. A violência à mulher reflete na criança e no adolescente. Estamos nos capacitando para trabalhar ao máximo dentro da legalidade, para termos resultados”, destaca Paulo Doarte.
“Esse ano estamos com uma rede de enfrentamento à violência estabelecida no Município e está acontecendo, falando a mesma língua. Existia, mas a comunicação era frágil. Estamos com processos de formação e preparação das equipes”, disse Fernanda.
O Conselho Tutelar atendeu 36 denúncias de violação dos direitos da criança e adolescente. De cada 10 casos, 3 procedem. No CREAS são em média de 20 atendimentos mensais de violência.