Espaço Aberto 

Teutoniense tem site que reúne dados de mais de mil estações meteorológicas de todo o Brasil

Convidado: Frederico Wessel
Data: 11/08
Assuntos:

  • Site reúne dados de estações meteorológicas do país;
  • Início dos investimentos;
  • Primeiros locais de instalação das estações;
  • Ideia do site;
  • Projetos futuros.

O Espaço Aberto teve a participação de Frederico Wessel, na manhã desta quarta-feira (11/8). Ele trouxe os detalhes sobre o seu site, que reúne dados de mais de mil estações meteorológicas de todo o país.

O interesse por pesquisar e acompanhar o tempo veio desde pequeno, comenta Frederico. A partir de 2007, ele começou a investir em equipamentos, sendo o primeiro equipamento um sensor de temperatura e umidade.

Ao adquirir uma estação meteorológica automática, Wessel pode acompanhar outros dados, como o vento, a chuva e a pressão atmosférica. A primeira estação foi instalada na residência de seus pais no bairro Languiru. Aos poucos, ele foi percorrendo outros pontos, afim de identificar o microclima do município.

Frederico, que apresentado os dados das estações climáticas locais no site tempoemteutonia.com.br, explica que veio a ideia de criar outro site, que englobasse informações climáticas das estações do Vale e do Brasil. O estaçõesdobrasil.com.br possui dados de mais de 1.400 estações do Brasil. Há informações de todas as estações do INMET, como também de particulares.

Em relação a particulares observadas no monitoramento do tempo, Wessel destaca que a localização das estações em Teutônia contribui para detectar os pontos de mais frio e calor, o que faz com que o município figure em destaque no Estado em várias oportunidades.

Frederico possui muitas ideias para acrescentar no site, que demandam investimentos, além dos custos de manutenção e, por conta disto, é cobrada uma anuidade para os usuários que querem informações com mais detalhes, a partir de filtragens possíveis na plataforma. Para informações básicas o acesso ao site é gratuito.

Créditos da foto: Luciana Brune

Acompanhe a entrevista completa

Assuntos Relacionados