Teutônia avança na realização de cirurgias eletivas
Convidados: secretário de Saúde do município de Teutônia, Juliano Renato Körner, e o médico, Fábio Zortea
Data: 07/08
Assuntos:
- Informações sobre a vacinação no município,
- Esclarecimento sobre as filas;
- Fila de cirurgias de vesícula biliar zeradas;
- Esclarecimento sobre as filas;
- Motivos para que ficassem represadas;
- Critérios para priorizar cirurgias;
- Cirurgias seguem ordem cronológica.
O Espaço Aberto teve a participação do secretário de Saúde do município de Teutônia, Juliano Renato Körner, e do médico, Fábio Zortea, na manhã deste sábado (7/8). Ambos trouxeram informações a respeito do avanço na realização de cirurgias eletivas no município.
Nesta semana a administração pública anunciou zerar a fila das cirurgias de vesícula biliar e muitas polêmicas acabaram surgindo. O médico explicou que há duas filas, uma que é a fila de espera para a consulta com o especialista, que avaliará o caso e a fila de cirurgia, que está zerada.
A pandemia foi um dos motivos que fez com que estas cirurgias ficassem represadas, já que não era possível realizá-las. Fábio pontua, que a retomada de cirurgias eletivas aconteceu em maio e 150 cirurgias foram realizadas. Seis especialidades são contempladas.
” A gente está tentando priorizar aquilo que mais gera repercussão para o paciente e para o sistema de saúde”, ressalta o médico.
O secretário coloca que a lista de cirurgias segue a ordem cronológica, desde o ano de 2016. Ele também explicou, que as emendas ainda não chegaram ao município mas já está ocorrendo combinações com o hospital para zerar a fila de hérnia e da traumatologia.
Pontos importantes sobre a vacinação também foram trazidos por Juliano.
Acompanhe a entrevista completa