Espaço Aberto 

Ouça: Teutônia comemora hoje 40 anos de emancipação

Convidado: prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck
Data: 24/5

Assuntos:

  • 40 anos de Teutônia;
  • Pontos que a comunidade pode se orgulhar;
  • Desejos para o futuro do município.
  • Cápsula do tempo.

O Espaço Aberto teve a participação do prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, na manhã desta segunda-feira (24/5). Hoje Teutônia comemora seus 40 anos de emancipação e o prefeito trouxe suas palavras neste dia especial.

Celso pontua que é um dia que significa muito, em que devemos reportar aos antepassados que construíram essa terra e aos líderes locais que há 40 anos decidiram que o município poderia ter uma autonomia política e econômica. Ele ainda fala da responsabilidade de se honrar esse trabalho e o esforço destas lideranças.

Na visão do prefeito, a comunidade teutoniense pode se orgulhar pelo espírito cooperativo entre os munícipes, a simpatia em receber os povos vizinhos, pelo empreendedorismo, pela dedicação e por preservar toda essa história que carrega consigo. Se o processo de emancipação não tivesse ocorrido, Teutônia talvez seria apenas um vilarejo do interior.

Neste final de semana, aconteceu uma programação especial em comemoração ao aniversário e Forneck se sente muito feliz e orgulhoso pelo retorno que a comunidade tem dado. A administração municipal teve a preocupação de resgatar a história, através do trabalho da websérie, cujos capítulos estão sendo divulgados ao longo do mês.

Para os próximos anos, o prefeito tem um sonho para a cidade, ligado à qualidade na educação e uma boa saúde. Na economia, diversificá-la e desenvolver a economia local. A maior preocupação do governo atual é a qualidade de vida dos cidadãos teutonienses.

A cápsula do tempo, que será realocada no mesmo local hoje, guardará os anseios da comunidade para daqui a 30 anos, coloca o prefeito.

Celso ainda lembra que os cuidados devem ser seguidos pela comunidade por conta da pandemia, pois este cuidado impactará no futuro de todos, também no desenvolvimento econômico de Teutônia para daqui adiante.

Créditos da foto: Luciana Brune

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados