Espaço Aberto 

Ouça: Importância de celebrar o Dia do Trabalhador

Convidado: presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Calçadistas e Vestuaristas de Teutônia, Roberto Müller
Data: 30/04
Assuntos:

  • Importância de comemorar o Dia do Trabalhador;
  • Avanços em relação ao trabalho;
  • Setor calçadista;
  • Manter os direitos dos trabalhadores;
  • Ações para marcar a data do dia 1° de maio;
  • Cursos profissionalizantes.

O Espaço Aberto conversou com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Calçadistas e Vestuaristas de Teutônia, Roberto Müller, na manhã desta sexta-feira (30/4). Ele falou sobre a importância de comemorar o Dia do Trabalhador e de como essa data é percebida neste ano pela entidade.

Roberto pontua que a data em que se comemora o Dia do Trabalhador tem um significado importante, já que possuímos condições de trabalho melhores e muito avançamos em relação ao trabalho, comparando-se com as condições inferiores de quando a data surgiu. Ele destaca que hoje é importante que as pessoas tenham um trabalho, mas também que o trabalhador se sinta bem no ambiente de trabalho.

No setor calçadista, Müller explica o momento difícil que o setor vem passando, com muitos calçados estocados, já que não há uma procura maior na venda. Com a nova possibilidade, a partir de maio, em relação à redução da jornada dos trabalhadores calçadista, acredita-se que será possível manter mais empregos até passar por este momento delicado. O resultado persistirá até 8 meses, pela estabilidade atrelada.

O presidente ressalta que o sindicato tenta manter os direitos conquistados pelo trabalhador. Diante de vários pontos que Roberto traz ao longo de sua fala, o movimento sindical tem uma preocupação em resgatar a confiança do trabalhador.

Para que a data do dia do trabalhado não passe despercebida, o sindicato estará sorteando entre os participantes um vale-rancho, além de lançar na próxima semana uma promoção para a dia das mães. Os cursos profissionalizantes que são oferecidos pela instituição, que tiveram que ser paralisados na pandemia, estão retornando, respeitando todas as medidas solicitadas nos protocolos

Créditos da foto: Luciana Brune

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados