Ouça: Diretor do Colégio Teutônia fala dos desafios do ensino durante a pandemia
Convidado: Diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert
Data: 29/04
Assuntos:
- Retorno das atividades presenciais no Colégio Teutônia;
- Aulas virtualizadas;
- Importância das aulas presenciais;
- Desenvolvimento das convivências;
O Espaço Aberto conversou também com o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, na manhã desta quinta-feira (29/4). Jonas falou sobre os desafios do ensino durante a pandemia.
Hoje o Colégio Teutônia retoma suas atividades presenciais integralmente, conforme possibilidade a partir da publicação do último decreto pelo Governador do Estado. O diretor considera uma data especial, já que a instituição voltou a ter o seu papel, promovendo vidas através do conhecimento. Ele comenta a alegria que famílias, estudantes, professores e funcionários sentem no dia de hoje. Pontua o aspecto da humanização, que profissionais da área da educação acompanham desde a sua formação, e é algo muito singular.
Conforme o diretor, as decisões do governo do Estado e ora de ordem jurídica, que impediam a possibilidade das aulas, remetiam à frustração de crianças, jovens e adultos que precisam do espaço escolar para sua aprendizagem cognitiva, como também o desenvolvimento de outras habilidades e competências, que considera extremamente necessárias.
A instituição estava preparada para continuar com as aulas de forma presencial em qualquer circunstância da pandemia, mas diante do cenário que se apresentou neste ano, em que se via a falta de assistência médica, entendeu-se a necessidade de parar com as mesmas. Com os novos números que vêm se apresentando, trabalhou-se o retorno das atividades seguindo protocolos.
O Colégio, através de uma avaliação, em um primeiro momento decidiu voltar com as atividades de forma escalonada em algumas turmas e de forma integral em outras, diferenças que são detalhadas pelo diretor.
Jonas comenta sobre as aulas virtualizadas que os estudantes da instituição possuíam, recebendo um planejamento diário elaborado pelos professores e seus resultados. Informou que as famílias que optarem por permanecer na modalidade de estudos à distância serão respeitadas.
Ressaltou a importância de toda comunidade continuar cumprindo os protocolos para que se possa manter as instituições de ensino abertas.
O diretor traz pontos sobre a importância das aulas presenciais nas escolas, principalmente para as crianças, que desenvolvem diversas habilidades que posteriormente se tornam competências. Diante disso, ele enfatiza que é preciso trabalhar as convivências, o olho no olho, o tratamento cordial, que são demonstradas ao longo de toda a vida da criança, que se tornará um adulto. “A gente aprende a ser gente, com gente”, finaliza Jonas.
Créditos da foto: Luciana Brune
Ouça a entrevista completa