Espaço Aberto 

Ouça: Município visita Horta Comunitária e projeta parceira para ampliação

Convidados: Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia, Lídia Dhein, e subsecretária Luiza Kreimeier
Data: 10/04
Assuntos:

  • Horta Comunitária;
  • Recebimento de novo caminhão para a frota da secretaria;
  • Aterro sanitário de Teutônia;
  • Separação do lixo;
  • Pacote agrícola;
  • Mosquitos;

O Espaço Aberto teve a participação da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia, Lídia Dhein, e da subsecretária Luiza Kreimeier, na manhã deste sábado (10/4).

Diversos temas da pasta foram abordados, entre eles a horta comunitária, que hoje é realizada por voluntários no Bairro Canabarro. Recentemente, o projeto teve a visita da secretaria para ampliar esse serviço em parceria com a Prefeitura.

Lídia enxerga o projeto como importante para Teutônia. A ideia é de estimular a área com comunidades demonstrativas e fazer um espelhamento de uma horta doméstica nas residências, como a composteiras.

Ela explica que hoje ainda é levada muita matéria orgânica até o aterro. A subsecretária lembra que a comunidade que queira auxiliar na horta pode fazer por meio de doações de insumos ou se voluntariar.

O caminhão caçamba que o município recebeu esta semana vem para somar à frota de cinco caminhões já existentes na pasta. O caminhão vem para fomentar o setor primário de Teutônia, escoando a produção, melhorando o acesso das propriedades e auxiliando quando necessário o setor de obras.

A secretária também fala sobre o aterro sanitário existente no município. De acordo com Lídia, ele tem sido gerenciado dentro das exigências, regulamentações e licenças da FEPAM. Ela pontua que nos próximos meses será fechada a segunda célula do aterro, que teve sua vida útil diminuída por conta do aumento do volume de lixo.

Em relação a viabilidade de uma nova vala, isso está sendo discutido pelo comitê gestor do aterro sanitário, que tem feito várias avaliações. Semanalmente chega ao local, aproximadamente, 104 toneladas de lixo. Destes, 13 toneladas são recicláveis e 90 toneladas são rejeitos. A subsecretaria lembra da importância das famílias fazerem a separação do lixo em suas residências. Na secretaria vários projetos tem sido pensados, principalmente em conjunto com a educação.
Ao findar da entrevista, Lídia traz informações sobre o pacote agrícola e sobre o surgimento de mosquitos no interior e na cidade.

Créditos da foto: A.R.P.

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados