Espaço Aberto 

Ouça: Famílias de Teutônia buscam fundar ONG Floco Azul de conscientização do Autismo

Convidado: Presidente da ONG Floco Azul Associação Pró-autismo Teutônia
Data: 30/03
Assuntos:

  • Fundação da ONG
  • Características do autismo
  • Diagnóstico precoce
  • Programação de conscientização ao autismo

O Espaço Aberto, na manhã desta terça-feira (30/3), conversou com a presidente da ONG Floco Azul Associação Pró-Autismo Teutônia, Poliana Cunha Paiva Steinke, que falou sobre a fundação da ONG no município. Conforme a presidente, ao observar que não havia nenhuma representação entre as famílias, e diante das diversas necessidades que se apresentam no município em relação ao autismo, profissionais, juntamente com as famílias, buscaram iniciar a formação da ONG.
O objetivo é falar sobre o espectro autista. Poliana destaca a importância da informação visando um diagnóstico precoce, que é essencial para o tratamento.
O dia 2 de abril é conhecido mundialmente para a conscientização do autismo. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, que acomete crianças ainda na fase intrauterina, explica Poliana. O espectro autista se manifesta de diversas formas, em bebês ela pontua o olhar fragmentado, o choro, a baixa atenção compartilhada, sensibilidade ao toque e aos sons. A presidente da ONG ressalta a importância do diagnóstico precoce para que a qualidade de vida dessa criança seja melhor. As intervenções com o indivíduo diagnosticado com autismo ocorrem imediatamente ao descobrir o transtorno e estas são multidisciplinares.
A ONG Floco Azul está preparando uma programação especial, falando sobre este tema, passando orientações para a comunidade. Estes momentos podem ser acompanhados pelo Instagram da ONG. A programação inicia no dia 1 de abril, às 20h, com a participação de uma neuropediatra, e se estende ao longo de todo o mês de abril, todos os sábados com diferentes profissionais.

Créditos da foto: Arquivo pessoal

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados