Ouça: Vacinação contra a COVID-19 em Teutônia
No “Espaço Aberto” desta quinta-feira (18/2), tivemos a participação do secretário de Saúde de Teutônia, Juliano Renato Körner, e da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosangela de Souza Schussler. Os convidados explicaram o andamento da vacinação contra a Covid-19 no município e destacaram as principais demandas da população. Teutônia recebeu 1.123 doses, escalonadas em quatro remessas, destinadas a profissionais de saúde em linha de frente no primeiro lote, profissionais da saúde e idosos com mais de 85 anos de idade nas remetas seguintes. Idosos a partir de 85 anos ainda podem solicitar sua vacinação durante esta semana.
De acordo com Rosangela, a demanda de doses para os grupos prioritários ainda é maior do que as doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Por isso, muitos ainda não foram vacinados e aguardam atendimento. A coordenadora explica os critérios utilizados para definir quem pode receber a vacina, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
Há um amplo planejamento para realizar a vacinação a domicílio para os que precisam, atender com agendamento nas unidades de saúde, isso para evitar o desperdício de doses, que vem em lotes de 10 unidades, que precisam ser aplicadas em 6 a 8 horas após abertas. O secretário de Saúde pede calma às comunidades, para que seja possível realizar a imunização de todos, aos poucos, de acordo com as prioridades de cada grupo, à medida que chegarem novas doses. Rosangela ressalta ainda a importância de manter os cuidados necessários, mesmo após a aplicação da primeira dose.
Crédito da foto: Luciana Brune
Ouça a entrevista completa