Espaço Aberto 

Ouça: Associações de Proteção realizam carreata em defesa da causa animal neste sábado

Na manhã desta sexta-feira (04/12), conversamos com o presidente da Rede de Proteção Ambiental e Animais (Repraas), Vladimir da Silva, e com a tesoureira da Associação Protetora dos Animais de Teutônia (Apante), Queli Klein, a respeito da defesa da causa animal. Os convidados falaram sobre as recentes repercussões na comunidade devido ao aumento dos casos de abandono e maus-tratos. Vladimir explicou as principais causas desses comportamentos e as medidas realizadas pelas Associações de Proteção para fiscalizar, ressaltando a importância do engajamento por parte população e do Poder Público.
Queli Klein comentou sobre o crescimento da demanda nos atendimentos da Apante em Teutônia, que gera um grande desafio: para onde encaminhar todos os animais resgatados? A presidente falou sobre a lotação nos lares temporários da cidade e a necessidade da população adquirir mais o hábito de adotar. Queli falou sobre a entidade e como as pessoas podem ajudar com contribuição financeira. Explicou também sobre o trabalho de voluntariado. O episódio da agressão a três cães, que gerou a morte dos animais, ocorrido recentemente em Teutônia, foi um dos motivadores da ação que acontecerá neste sábado (05/12). Será uma carreata em defesa da causa animal no Vale do Taquari, apoiada por diversas entidades da região. A saída será às 16h em frente ao Ginásio SER Gaúcho, no Bairro Teutônia. Queli convida toda a comunidade a participar e ressalta que o evento será “uma demonstração de luto por tanta crueldade que vem acontecendo com os animais” e visa alertar a comunidade para a necessidade de se envolver neste desafio.
Um Pedágio Solidário será executado também neste sábado na Rua Capitão Schneider, no Bairro Canabarro, das 9 às 12 horas. O objetivo é arrecadar recursos que serão aplicados em atendimentos veterinários e na alimentação dos animais.
O presidente Vladimir explicou sobre as leis e ações de defesa realizadas pelas entidades, salientando a importância do envolvimento das pessoas pelas causas nas mídias sociais. “A adoção é uma forma de amor do ser humano com o animal. A gente recebe muita gratidão deles”, conclui Queli. Ao final, Vladimir deixa mais uma mensagem aos que não têm paixão pela causa: “Não precisa amar os animais, mas é obrigação respeitar”. Confira mais detalhes ao longo da entrevista.

Crédito da foto: Luciana Brune

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados