Espaço Aberto 

Ouça: American Nutrients é pioneira na certificação em Bem-estar Animal

Na manhã desta sexta-feira (27/11), conversamos com Michele Fagmeier, química industrial, e Daiane Carvalho, médica veterinária, a respeito do pioneirismo da American Nutrients na certificação em Bem-estar Animal. Daiane inicia a conversa falando sobre os processos realizados e a importância do prêmio recebido. O programa de certificação foi todo desenhado pelo Movimento #BEBAMAISLEITE, em parceria com a Empresa QConz da Nova Zelândia. A empresa é referência em certificações para o setor primário e estendeu seus trabalhos para o Brasil.
O programa tem como objetivo credenciar empresas do setor agropecuário que estejam alinhadas com propósitos de promover o bem-estar animal, seja em produtos como em serviços. Os requisitos necessários para obter o reconhecimento foram definidos em conjunto com a certificadora. Destacam-se a devida implementação dos procedimentos de BPF, treinamentos com a equipe e produtores, a questão da sustentabilidade na empresa e a segurança e qualidade das matérias-primas fornecidas.
Daiane comentou sobre a questão da composição e rastreabilidade dos produtos. “Hoje, na American Nutrients, nós temos um corpo de desenvolvimento que trabalha arduamente na busca por matérias-primas que sejam seguras do ponto de vista do bem-estar animal”, afirma. Ela ressalta ainda a importância do atendimento de qualidade ao consumidor e das normas de vigilância sanitárias brasileiras. A relevância dos processos de pré-dipping e o pós-dipping na produção de leite foram explicados.
Com a certificação, a empresa passará a incluir o selo de bem-estar animal nos rótulos dos produtos, garantindo qualidade e segurança. De acordo com Daiane, “este selo reforça ainda mais o comprometimento da empresa com as diretrizes de saúde única, com o intuito de integrar a saúde animal, humana e ambiente. Isso é externamente importante quando se fala em inovar”.
Michele falou sobre as missões de trabalho da American Nutrients, e sobre o certificado de proficiência do Laboratório de Controle de Qualidade, adquirido nesse ano junto ao Senai, que possibilita entregar resultados de qualidade. Ela explicou sobre as ações realizadas em parceria com o parque tecnológico da Tecnovates, ressaltando a importância da produção nacional.
Confira mais informações ao longo da entrevista.

Crédito da foto: Luciana Brune

Ouça o programa completo

Assuntos Relacionados