Espaço Aberto 

Ouça: Ney Lazzari deixa a reitoria da Univates

O Espaço Aberto, na manhã desta quarta-feira (04/11), conversou com o reitor da Univates, Ney Lazzari, sobre seu trabalho a frente da instituição por mais de duas décadas. Ney pontua que sua ligação com a instituição já vem há mais de 40 anos, destes, 21 anos na reitoria da Univates. Por sua caminhada longa, explica que internamente já se vinha discutindo e planejando uma transição do antigo grupo para novas lideranças que se fortaleceram dentro da Univates. Uma empresa foi contratada para auxiliar neste processo.
A cada 4 anos ocorre o processo eleitoral dentro da Univates, iniciando com a eleição de reitor e vice. Alunos, professores, funcionários e parte da comunidade externa participam desta votação. Para o fim do mês de novembro, também ocorre o processo eleitoral para eleger uma chapa ao comando da Fundação, função que Ney deve assumir. Ao longo de sua fala, o reitor explica que nos últimos dois anos já foram feitas muitas transformações na estrutura interna da Univates, enxugando cargos em vários setores, realmente vivenciando um processo de realinhamento de toda a instituição.
onforme Ney, a Fundação é a proprietária dos bens e patrimônios, tendo diferentes atividades, contando com rádio, TV, um conjunto de laboratórios, desenvolve trabalho com as prefeituras da região e possui a Universidade. Tudo isso é mantido pela Fundação. A Universidade permanece cuidando do ensino, da pesquisa, das coisas específicas da Univates.
Durante a caminhada de Ney a frente da Univates, a instituição teve grandes avanços e um crescimento expressivo, inclusive se tornando Centro Universitário e, posterior, Universidade. Ao longo de sua fala, o reitor fala sobre o crescimento da oferta de cursos e número de estudantes nos anos de crescimento, também sobre os momentos desafiadores e ressalta a importância do financiamento estudantil (FIES), explicando que o País precisa de um modelo de financiamento para novamente facilitar a vida dos estudantes.
Ney também fala dos desafios que enxerga a frente, e a relação forte da instituição com a sua região, sendo um pilar de extrema importância para o desenvolvimento. “É preciso manter a qualidade de tudo que se faz dentro da universidade, sendo modelo para a região, e, o grande desafio, neste pós crise crise do coronavírus, é pensar e implantar um novo modelo de universidade, que define como uma junção entre o presencial e o EAD.
Ao finalizar, Ney deixa uma mensagem otimista: “temos que manter a Univates em seus princípios e na sua essência e tenho certeza que isso será mantido pelo time que estará agora a frente da reitoria”.

Créditos da foto: Elise Bozzetto

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados