Ouça: Amanhã celebramos o Dia da Reforma
O Espaço Aberto, na manhã desta sexta-feira (30/10), conversou com o pastor sinodal do Sínodo Vale do Taquari, Gilciney Tetzner, sobre o Dia da Reforma, celebrado neste sábado. De acordo com Gilciney, não haverá uma programação especial em torno da Reforma em função ainda da pandemia. Algumas comunidades terão celebrações no dia 31 e outras na segunda, por ocasião de Finados, cultos que ocorrem geralmente no cemitério, um local aberto, que oferece menos riscos para quem participar.
Neste ano, para celebrar o Dia da Reforma, parte do foco será nas redes sociais. A presidência da IECLB elaborou um vídeo específico para o momento. Além disso, cada pastor e pastora estão elaborando seus vídeos, com mensagens.
Gilciney traz uma reflexão durante a entrevista, fazendo uma relação com o tempo que vivemos comparado à época da Reforma, uma data importante no calendário da Igreja. “O Vale do Taquari possui o rosto da Reforma. O modelo de organização da sociedade, a forma que a Igreja tem, a maneira como as pessoas confessam sua fé, tudo isso tem a sua herança, os traços lá da Reforma de Martin Lutero”, destaca Gilciney.
A Reforma é um movimento que busca a honestidade, o que é correto, tanto dentro da Igreja como na sociedade. O pastor acredita que é possível encontrar esse paralelo facilmente neste ano, pois ainda se sofre de muitos males que se sofria também naquela época. Essa data abre a possibilidade de questionarmos o que não está correto e de podermos reformar estas questões novamente.
Acompanhe a entrevista completa, com uma mensagem do pastor Gilciney ao final do espaço.
Créditos da foto: Arquivo
Ouça a entrevista completa