Ouça: Famurs é contra volta às aulas
O Espaço Aberto na manhã deste sábado (17/10), conversou com o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Emanuel “Maneco” Hassen de Jesus. A entidade é contrária à volta das aulas presenciais também na rede estadual, conforme anunciado pelo Governo nesta semana. A Famurs acredita que agora não seja o momento ideal para o retorno às aulas.
Conforme o presidente, a principal razão é não colocar crianças e servidores em risco e a dificuldade de alguns municípios cumprirem os protocolos, desde a sala de aula até o transporte escolar. A maioria dos prefeitos(as) acredita que seja finalizado este ano com as aulas remotas e a partir do ano que vem organizar o calendário escolar. Maneco também enfatiza que cada município tem autonomia de avaliar o cenário em seu território.
Em relação as aulas virtualizadas, alguns com acesso a internet e outros não, Emanuel coloca que em diversos municípios em nosso Estado, as escolas têm providenciado a entrega desses materiais aos alunos. O mesmo também sabe que será necessário a partir do ano que vem a recuperação de alguns conteúdos e reforços em algumas matérias.
Ele ainda pontua os desafios pela falta de EPIS para que as escolas voltem a realizar suas atividades de forma presencial e a falta de planejamento por parte do governo estadual perante esse retorno.
“Não há soluções únicas, há a menos pior. Qualquer medida nesta pandemia trará para qualquer um de nós desagrado e consequências ruins”, destaca Maneco.
Créditos da foto: Arquivo pessoal
Ouça a entrevista completa