Ouça: No dia das crianças, atenção especial para cuidar da saúde mental dos estudantes
Neste dia das crianças, em um segundo momento de entrevista nesta manhã (12/10), conversamos com a psicóloga Samanta Wessel, que traz sua reflexão e orientações para a atenção especial no cuidado com a saúde mental dos estudantes. Falar de saúde mental é importante para ter uma saúde integral. Em relação aos estudantes, os excessos muitas vezes de atividades e a multiplicidade de tarefas que as famílias assumiram ao longo desse período de pandemia, refletem no bem-estar do ser humano, destaca Samanta. Uma grande questão é saber lidar com essa rotina que se altera continuamente, lidando de forma saudável e equilibrada para as famílias e as crianças, respeitando a individualidade delas.
A saúde mental das crianças se observa desde seu nascimento e no decorrer de seu crescimento se percebe questões que podem ser estimuladas de maneira diferente. A criança desde cedo expressa seu emocional, necessidades, desejos e medos, tudo através do comportamento, por isso a importância de atentar ao comportamento das crianças. A escola também é um canal muito importante na comunicação com a família. É importante que a criança se sinta amada e cuidada, mesmo com suas dificuldades, e que seja ouvida sem ser julgada.
Samanta também fala sobre as principais manifestações na saúde mental, a importância do diálogo na infância, conversando e ouvindo a mesma sobre suas emoções e sentimentos, evitando possíveis problemas de saúde mental no futuro.
Ao falar em dia das crianças, se fala em alegria e se atrela a data muito ao dar presentes. A psicóloga pontua que ” o presente mais belo é o momento presente, o momento agora”. Ao finalizar sua fala, Samanta dá dicas de como tornar este dia especial, conhecendo o que a criança gosta, pensando em brincadeiras, refeições e outras ideias.
Créditos da foto: Arquivo pessoal
Ouça a entrevista completa