Espaço Aberto 

Ouça: O diferencial das habilidades sociais e emocionais na formação dos jovens

Na manhã desta quinta-feira (01/10), conversamos com a trainer da Dale Carnegie e responsável pelo Geração Futura no Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo, Beatriz Vieira, e o estudante Gabriel Zart, do Colégio Teutonia, que falam sobre educação, formação pessoal e profissional. Inicialmente, Beatriz explica o que é o projeto, intitulado Geração Futura, que visa desenvolver as habilidades sociais e emocionais dos jovens, vindo em apoio às escolas. “É uma forma de preparar os jovens para seu futuro”, ressalta.
O projeto já está presente no Estado desde o ano de 2012, porém no Vale do Taquari este inicia neste ano. Gabriel, um dos jovens que participa, explica que conheceu o Geração Futura através de seus familiares, que já se desenvolveram em outros cursos pelo método Dale Carnegie. Foi assim que percebeu o quanto a diferença é visível após o treinamento, impactando na vida profissional e social das pessoas. O estudante destaca suas primeiras experiências através do projeto, entre elas o contato com outros jovens e a construção de novas amizades, neste momento em que sentimos tanta falta de contato físico. As trocas de experiência e descobertas também foram pontuadas por ele, descobrindo novas realidades.
Segundo a trainer, o projeto também trabalha o vínculo familiar, sendo considerado este um dos principais pontos de impacto, já que a adolescência é uma fase em que os jovens se mantém, por vezes, mais distantes e isolados, o que faz parte do processo dessa fase da vida.
Mais informações sobre como o treinamento ocorre, as percepções de Gabriel sobre o programa e detalhes sobre como participar e quais os benefícios que o jovem terá são trazidos ao longo da entrevista.

Créditos da foto: Arquivo pessoal

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados