Ouça: Preço do Leite tem alta histórica
Em um segundo momento de entrevista nesta manhã (27/08), conversamos com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia, Liane Brackmann, sobre a alta histórica no preço do leite. Conforme Liane, o Sindicato tem acompanhado a atividade leiteira diariamente e vivemos uma época favorável com valorização do produto local, decorrente das não importações neste momento, uma bandeira que o Sindicato vem defendendo há bastante tempo, já que as importações impactam de forma negativa na valorização da produção leiteira local. Ela explica que os preços melhoram toda vez que a procura é maior do que a oferta, além da questão cambial estar favorecendo.
A presidente explica que é muito complexo termos um preço médio a nível de estado porque as realidades são muito diversas e o preço do leite também varia conforme cálculo individual da propriedade, baseando-se na qualidade e quantidade de produção.
No entanto, Liane ressalta que mesmo com a valorização do momento, é preciso que os produtores estejam atentos porque o custo de produção também teve um reajuste bastante expressivo neste momento de pandemia, pois muitos produtos estavam em falta.
Liane transparece a alegria pelo valor pago pelo leite ao produtor neste momento, mas ressalta que não pode afirmar que todo o setor da agricultura esteja em um momento bom, pois, apesar da valorização do leite e das carnes, outras classes passam por dificuldades.
A apreensão e preocupação com os próximos meses é outro ponto destacado pela presidente, esperando que o preço fique estável e que não se tenha uma desvalorização do produto.
Créditos da foto: Arquivo
Ouça a entrevista completo