Créditos: Arquivo pessoalEspaço Aberto Notícias 

Ouça: Teutônia passa a realizar o teste da orelhinha em recém-nascidos

Na manhã desta quinta-feira (27/08), conversamos com a fonoaudióloga Gisele Schaurich Rezende, que traz informações a respeito do teste da orelhinha em recém-nascidos que passa a ser realizado em Teutônia. De acordo com a fonoaudióloga, o teste da orelhinha era realizado fora do município, gerando uma espera maior e exposição a mais riscos. Com a triagem sendo realizada no município gera também uma comodidade e segurança maior, além de diminuir a espera, já que o teste precisa ser realizado até o primeiro mês de vida da criança. A avaliação é totalmente gratuita, coberta pelo SUS.
O teste já está sendo realizado no Centro Materno Infantil do bairro Teutônia. As famílias podem fazer o agendamento pela sua unidade básica de referência ou pelo Centro Materno Infantil. Gisele explica que a incidência da perda auditiva é elevada e ao fazer a triagem no bebê recém-nascido é possível fazer um diagnóstico precocemente, possibilitando que a criança tenha um desenvolvimento compatível com as outras crianças da mesma idade.
A fonoaudióloga ressalta que o termo surdo-mudo utilizado há anos na verdade não existe. “A pessoa é surda e em consequência não desenvolve a linguagem oral, pois não escuta. Hoje a maioria dos deficientes auditivos desenvolve a linguagem normal ou próxima do normal, ou se comunicam através de libras”, explica. Ela ainda pontua que se a criança receber o estímulo correto a linguagem tende a ser desenvolvida adequadamente.
A causa da perda auditiva é multifatorial. Ela explica que é importante que as gestantes estejam sempre em contato com seu médico, observando com cuidado as medicações que forem ingerir e produtos químicos a que estão sendo expostas. Também existem fatores que não estão em nosso controle para prevenção, como a tendência genética.
Acompanhe as orientações da fonoaudióloga, inclusive sobre a importância de cuidar com o excesso de exposição a fones de ouvido em crianças.

Créditos da foto: Arquivo pessoal

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados