Ouça: Índice de evasão na Educação Profissional é baixo apesar da pandemia no Colégio Teutônia
Na manhã desta quinta-feira (20/08), conversamos com coordenadora do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Teutônia, Cristiana Terra, que destaca o baixo índice de evasão na educação profissional registrado no Colégio Teutônia, apesar da pandemia. A coordenadora pontua que através de uma pesquisa realizada no segundo semestre, somando todos os cursos técnicos do Colégio Teutônia, teve 10% de evasão, mas percebe-se que a maioria destes trancou seus estudos já no início da pandemia. Isso demonstra que quem seguiu se adaptou aos novos formatos.
De acordo com Cristiana, no mês de março, quando iniciou a paralisação das aulas presenciais, se pensou rapidamente em formas de continuar esses estudos com os estudantes no formato domiciliar. Ela explica que o curso técnico do Colégio Teutônia já utilizava das ferramentas tecnológicas para auxiliar no andamento das aulas e por isso a adaptação foi mais fácil.
Os cursos técnicos têm um viés mais prático, algo que se torna mais desafiador com aulas virtualizadas, sendo necessário professores e alunos se reinventarem, buscando de maneira conjunta formas para efetivar o aprendizado com a mesma qualidade e os mesmos objetivos. Cristiana ressalta que os alunos têm dado um feedback muito positivo em relação a essa forma de ensino. Alguns até comentam que o início foi mais difícil, tendo de se organizar, mais pró-atividade e comprometimento com o seu momento de estudo, ficando longe de distrações para que o momento de aula pudesse ser feito com da melhor forma possível. No entanto, este desafio gerou crescimento para todos.
Conforme Cristiana, as aulas práticas até o mês de maio não aconteceram de forma presencial e os professores utilizaram de outras ferramentas tais como oficinas, gravações e pesquisas. A partir de junho, o Colégio conseguiu a autorização do COE para retornar às aulas práticas de forma presencial, de acordo com os protocolos, com turmas reduzidas e todos cuidados de prevenção.
Outro ponto abordado na entrevista foram as bancas de TCC, inclusive estas organizadas através de meios digitais para quem teve necessidade, mas também oferecidas aos alunos que optaram pelo presencial, em um lugar adequado, com todos cuidados necessários. Mais detalhes os ouvintes conferem ao longo da entrevista.
Créditos da foto: Arquivo
Ouça a entrevista completa