Ouça: Engajamento dos pais nas aulas a distância da rede municipal de Teutônia
O Espaço Aberto deste sábado (15/08) trouxe a participação das diretoras Carina Scholz e a Shana Müller Vogel, que trazem mais informações sobre o engajamento dos pais e dos alunos nas aulas a distância da rede municipal de Teutônia. Shana entende que este momento é único e diferente, pois foi preciso se adaptar dentro da realidade que se tem, possuindo os seus desafios já que não são todos os alunos que possuem a tecnologia disponível a hora que querem ou precisam. A mesma ainda pontua que não é um trabalho fácil, já que não se tem o contato direto com os alunos para poder entender as dificuldades que o aluno está tendo, situações essas que desafiam professores, além da angústia.
Carina também traz suas percepções deste momento, pois não se imaginou que este cenário durasse tanto tempo. A diretora explica que foram criado grupos no WhatsApp com alunos ou pais e os professores respectivos de cada turma. A escola realiza um atendimento de segunda a sexta-feira para auxiliar os pais que têm dúvidas ou não possuem acesso à internet, já que a preocupação que se tem é de que ninguém fique excluído. O Google Classroom é outra ferramenta a ser utilizada a partir agora.
De acordo com as diretoras, todos os alunos precisam realizar as atividades em casa e hoje as escolas têm cobrado dessas famílias de que essas atividades sejam feitas. Ambas ressaltam a importância dos pais participarem desse processo de aprendizagem dos seus filhos, auxiliando os mesmos e os incentivando a fazerem suas atividades escolares. Shana ainda pontua de que esse período não é de férias.
Shana explica que a escola tem percebido que as famílias dentro de suas dificuldades estão indo muito bem. Os professores têm trabalhado com diferentes estratégias, utilizando as ferramentas que estão disponíveis, como vídeos chamadas individuais e utilização do Google Meet. Uma das preocupações que a diretora levanta é com os adolescentes que os pais não acompanham tanto como as crianças, é importante que os pais olhem e acompanhem. Carina traz as percepções da realidade da escola que a mesma está a frente, sendo perceptível uma participação assídua dos pais, principalmente nos anos iniciais.
As diretoras pedem que as famílias continuem se esforçando e auxiliando seus filhos nesse processo de aprendizagem.
Ouça a entrevista completa