Espaço Aberto Notícias 

Ouça: Como está reagindo o mercado do agro e o preço pago ao produtor pelos suínos, frango e leite

Na manhã desta terça-feira (28/07), conversamos com o  presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, que analisa o mercado do agro no momento e os preços pagos ao produtores pelos suínos, frango e leite.
Dirceu analisa o aumentos nos valores pagos em áreas, como suínos e soja, que tiveram um incremento, mas explica que isso não necessariamente representa mais lucro, visto que os custos da matéria-prima também subiram. Ele explica que o preço de alguns produtos tem reagido, gerando um equilíbrio entre o aumento do custo de produção e o que é recebido.
Na suinocultura, a proporção do aumento do custo e da venda acabam se equivalendo. Mesmo que o preço de venda seja bom, as margens não estão boas, explica o presidente.
De acordo com Dirceu, ” hoje o que é bom para o produtor de milho e soja, que os preços estão muito bons, diretamente é ruim para quem transporta, que tem um custo maior.”
A alta nos preços está diretamente ligada à pandemia. O preço de vários produtos Dirceu detalha ao longo de sua fala.
O frango hoje está com suas margens negativas, mas o presidente tem a expectativa de que no segundo semestre se tenha um crescimento, já que é a proteína mais barata no mercado.
No setor do leite, por estarmos na entre safra, se tem uma melhora natural nos preços, mas é algo que dura por um período menor. Há uma boa expectativa em relação a esse setor, com os preços se mantendo neste mês e no próximo, com uma queda posterior que não deve se acentuar tanto quanto em anos anteriores.

Créditos da foto: Arquivo

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados