Espaço Aberto 

Ouça: Hoje é Dia do Colono e Motorista

Na manhã deste sábado (25/07), conversamos com a presidente do STR de Teutônia e Westfália, Liane Brackmann, que fala sobre a data especial do Dia do Colono e do Motorista. Liane vê o dia de hoje para refletir sobre a situação atual, as ferramentas que ainda se tem para levar o trabalho do agricultor que é de mobilização e de amplos debates neste novo ano agrícola que se inicia, e sobre o novo perfil do agricultor, daquele jovem que empreende e que está na propriedade rural.

Com um ano de 2020 bastante difícil, com estiagem, pandemia e enchentes, como estes fatos impactaram no setor primário. Conforme Liane, a estiagem superou 50% de perdas, principalmente nas culturas de milho e soja. O leite teve também redução de produção, mas a presidente coloca que os impactos serão sentidos ao longo do ano em relação aos custos de produção, qualidade e quantidade da silagem. Com a pandemia, muitas preocupações também surgiram, principalmente com as plantas frigoríficas, que em algumas regiões tiveram suas atividades paralisadas por algum período, também refletindo nas propriedades.

Mesmo em meio a tantas dificuldades, é preciso que se olhe para frente, e se vislumbre novas oportunidades. Liane pontua que apoia essas novas tecnologias, onde a agricultura se revolucionou nos últimos 15 anos. O novo perfil de agricultor, ao ver da mesma, é um agricultor que quer uma tecnologia que reduza a mão de obra, que já é escassa nessas atividades. A luta dessa classe é de que a tecnologia esteja presente no campo, mas que se mantenha a agricultura familiar, a mesma que rodeia nossa região e que “o jovem não perca a essência do que é o agricultor, aquele produtor de alimentos, que além da renda ele considere a qualidade de vida”, coloca a presidente.

“O governo que não valoriza a agricultura não se preocupa com a segurança alimentar do seu povo. A agricultura é a base de tudo”, conclui.

Créditos da foto: Arquivo

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados