Ouça: O papel da psicologia em tempos de pandemia
Na manhã desta sexta-feira (24/07), conversamos com a psicóloga e psicodramatista Anete Roese. Ela atua em Salvador do Sul e está iniciando atendimento também no município de Teutônia, com a expectativa de desenvolver um trabalho diferenciado, considerando as demandas da região e a possibilidade de atuação em rede com outros profissionais da área da saúde.
Conforme Anete, nesse momento de pandemia, ocorre um aumento considerável pela busca do atendimento psicológico, já que a situação tem demandado das pessoas uma orientação e soluções diferentes para a vida. “A pandemia coloca as pessoas em situações de crise que antes elas não sentiam que eram tão graves”, coloca a psicóloga.
Anete fala sobre o momento certo de buscar ajuda: “às vezes as pessoas acabam adiando, mas cada um precisa sentir quando é o seu momento. Esta é uma fase para se tomar decisões que vinham sendo postergadas. A pandemia traz uma realidade em que a humanidade, nos diferentes espaços, deveria aproveitar para mudar rumos, pensamentos, comportamentos, relações e mudar a forma de viver”.
Anete explica também sua especialidade dentro da Psicologia, o psicodrama, que é uma técnica que proporciona uma maneira bem atual de intervir, possibilitando-lhe um vasto campo de possibilidades para interagir e trabalhar com as pessoas, garantindo o sucesso desse atendimento. Essa técnica auxilia as pessoas a terem estratégias de mudança que favoreçam para o futuro.
A psicóloga também ressalta que a concepção de que o psicólogo “é pra loucos” mudou. Atualmente a Psicologia está aí para ajudar pessoas normais, que precisam de apoio e por vezes sentem que a rotina ficou cansativa, sentem-se esgotadas e precisam de alguém ao seu lado para repensar essas questões.
Ouça a entrevista completa