Espaço Aberto Notícias 

Ouça: Presidente avalia reunião dos prefeitos com governador Eduardo Leite

Na manhã desta quarta-feira (22/07), ouvimos o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, que falou sobre a reunião dos prefeitos com governador, realizada ontem, terça-feira. A conferência reuniu a Famurs, o governador do Estado e as 27 associações regionais de municípios do nosso estado, para debater o momento de pandemia e o modelo de distanciamento controlado.
Maneco pontua que os presentes na reunião, em sua maioria, entenderam pela manutenção do atual modelo, modificando algumas situações que foram sugeridas durante o diálogo. Existe grande preocupação com as próximas semanas, já que não se tem uma previsibilidade.
Ao longo da entrevista o presidente fala sobre a rejeição por parte dos prefeitos da proposta do governador que pretendia transferir para os municípios e associações a definição da cor das bandeiras, posição que já havia comunicado via rede social da Famurs.
A manifestação de Maneco nas redes sociais gerou debates no bastidor, com líderes de associações manifestando-se contrários à rejeição da proposta do governador. O presidente disse que não se terá consenso, até porque cada município tem realidade diferente.
Maneco explica que os prefeitos e as associações querem participar dando a opinião e influenciar nas decisões, mas não ter a responsabilidade total sobre as bandeiras, ainda mais no pior momento da pandemia, onde os leitos estão lotando. O presidente entende que é necessária uma atuação unificada, sob a liderança do governo do Estado.
O debate sobre as melhorias no modelo e a participação dos municípios vai seguir. O governador Eduardo Leite enviará para as associações um oficio com as sugestões feitas na reunião e as propostas do Estado, para uma discussão interna em cada grupo, com a ideia de se reunir novamente o mais rápido possível para melhorar o sistema vigente, com as adequações que forem necessárias.
Emanuel pede que, como cidadãs e cidadãos, todos mantenham as medidas necessárias no momento em que vivemos, tomando os cuidados individualmente necessários para que na coletivamente se possa ter o resultado que se espera, que é a diminuição da curva de contaminação. A colaboração é fundamental neste momento, independentemente de qual bandeira nos encontramos.

Confira a reportagem completa clicando aqui

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados