Ouça: Casos confirmados de coronavírus em Teutônia ultrapassa de 350
Na manhã desta quinta-feira (09/07), o médico Humberto da Costa, integrante do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Teutônia, demostrou sua preocupação com o rápido crescimento do número de casos de coronavírus no município nos últimos dias, chegando à marca de 350 casos alcançados.
Conforme o médico, a velocidade de contaminação foi algo surpreendente nos últimos dias. As medidas adotadas e o norte que se segue hoje é conscientizar as pessoas em relação à transmissão interpessoal e inter domiciliar. Humberto coloca que cada cidadão é responsável pela velocidade e pelo contágio, tendo que ser freado esse pico.
Com esse aumento de casos e da curva, a intenção é abrir para atendimentos o Centro Temporário no Bairro Canabarro, que já está montado e espera a parte burocrática da contratação e liberação de profissionais para atender, para aí iniciar com atendimento específico de pessoas com sintomas de doenças respiratórias. Assim que houver a contratação dos profissionais o Centro será aberto e a comunidade será informada e orientada.
Humberto também mencionou várias transferências de pacientes graves. Estas são realizadas por meio de um cadastro de leitos, que busca encaminhar o paciente ao hospital mais próximo da região. Já foram encaminhados pacientes a vários hospitais além de Lajeado, como Encantado, Venâncio Aires e inclusive Santa Cruz do Sul.
Ao longo de toda a entrevista, o Dr. ressalta a importância de toda a população manter os cuidados para evitar a contaminação, principalmente a inter domiciliar, que acaba levando o vírus para dentro de casa, afetando as pessoas do grupo de risco. Isso porque foram verificados casos de idosos que estavam em isolamento e adquiriram a doença.
Ouça a entrevista completa