Ouça: Municípios planejam passeios do Trem dos Vales ainda neste ano
Na manhã desta segunda-feira (29/06), conversamos com o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, que fala sobre o planejamento na área turística em meio a esse momento delicado e sobre os passeios do Trem dos Vales. Conforme Leandro, o setor do turismo foi o que sentiu os efeitos da pandemia de imediato.
O Trem dos Vales é um sonho da entidade há 25 anos. No ano passado ocorreram passeios na região, e neste ano os passeios foram reprogramados para os meses de outubro e novembro, com 34 passeios previstos. O presidente coloca que os passeios vão ocorrer durante três dias pelos municípios de Colinas e Roca Sales, sendo um passeio temático, cultural e gastronômico. As pessoas nesses passeios têm a oportunidade de conhecer a cultura, tanto alemã como italiana. Outros 24 passeios irão contemplar Guaporé e Muçum.
As passagens ainda não estão à venda. Após definição dos valores, venda provavelmente iniciará no mês de agosto e de forma online. Leandro ressalta a importância dos empreendedores neste momento se organizarem, sendo o momento de fazer os turistas permanecerem na região.
Todas as medidas de segurança serão tomadas para os passeios de trem e, conforme o presidente, é perceptível que os turistas estão procurando mais contato com a natureza, e isso o leva a acreditar que o Vale do Taquari pode se beneficiar bastante nesse momento.
A Amturvales aguarda a liberação definitiva dos passeios. De acordo com o presidente, o projeto do Trem dos Vales contempla o trajeto de Estrela a Guaporé, que agora será encaminhado para os órgãos específicos darem a liberação definitiva para esse passeio. Os líderes acreditam que isso irá mudar o cenário do Vale do Taquari turisticamente a partir do momento que os passeios de trem se tornarem frequentes e definitivos.
Ouça a entrevista completa