Ouça: Portaria libera 15 leitos de UTI na região
O presidente da Famurs, Emanuel Hassen de Jesus, falou na manhã desta terça-feira (09-06) sobre o repasse dos valores do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus aos municípios. Conforme Emanuel, esse auxílio agora liberado pelo Governo Federal é importante por conta da queda de receita brusca nos meses de abril e maio, repondo parte dessas perdas para que os municípios consigam continuar prestando os serviços essenciais para a população. O cálculo do repasse desse auxílio para cada município teve critérios objetivos que foram aprovados junto com o valor pelo Congresso, fazendo-se uma média da população com o índice do fundo de participação dos municípios e não tem relação com a incidência de casos de coronavírus, conforme espalhado em algumas fake news.
O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) anunciou no “Espaço Aberto” a publicação da portaria nesta manhã, com a habilitação de 15 novos leitos de UTI em hospitais do Vale. Serão 10 leitos no município de Taquari e cinco em Encantado. Isso representa importante passo na assistência à Saúde, mas também conta pontos para o Vale permanecer na bandeira laranja ou até melhorar sua classificação.
Maneco também reforçou a necessidade de cada pessoa continuar fazendo a sua parte na prevenção ao coronavírus, dizendo que, mesmo o Estado tendo índices muito melhores que outras regiões do País, ligou-se um alerta nesta semana, com algumas regiões regredindo em sua classificação, como a área de Santa Cruz, e também o aumento das internações por Covid na capital, o que repercute na imprensa hoje.
Ouça a entrevista completa