Ouça: CFCs iniciam a retomada das atividades
Na manhã deste sábado (30/05), conversamos com a instrutora teórica do CFC Reichert de Teutônia, Liriam Lagemann, que fala sobre esta retomada das atividades dos CFCs. Conforme Liriam, as aulas teóricas só estão sendo permitidas pelo Detran se estas forem realizadas de forma remota (vídeo-aulas), sendo que esta semana os instrutores do CFC iniciaram um treinamento para utilizar a plataforma que será disponibilizada para a realização destas aulas.
De acordo com a instrutora, se percebeu uma procura bem grande com este novo molde de aulas teóricas, algo que surpreendeu a mesma. Estas aulas iniciam na próxima segunda-feira. Em relação às provas teóricas e práticas, Liriam explica que o Detran está com o número reduzido de examinadores, pois muitos se encontram no grupo de risco. Na próxima semana, o Detran irá definir uma agenda de atendimentos, mas sem uma data definida para a realização destes exames.
As renovações podem ser feitas através de agendamento de horários, com os exames feitos individualmente, todos os dias, seguindo todos os protocolos e cuidados necessários conforme o decreto. Conforme Liriam, os centros de formação de condutores também estão tendo que se reinventar neste momento, colocando que as aulas teóricas realizadas de forma remota é algo complicado, já que o instrutor não consegue avaliar o resultado e ver se o aluno está entendendo a importância do que se tem passado, sendo avaliado somente na prova teórica aplicada pelo Detran.
As aulas práticas tem seu início na próxima semana, mas de forma reduzida, já que somente 50% dos instrutores retornam às suas atividades, mas a instrutora ressalta, de que ainda não se tem uma data para a volta das provas práticas.
Liriam explica que os alunos que já tinham iniciado o seu processo de habilitação não serão prejudicados, já que estes tiveram o prazo para finalizar o processo estendido para 18 meses.
Ouça a entrevista competa