Notícias 

Univates apresenta veículo para catadores de materiais recicláveis

Cerimônia foi realizada na sexta-feira

No dia 17, o projeto multidisciplinar de extensão universitária Dimensionamento de veículo para catadores de materiais recicláveis apresentou o veículo criado para a coleta de materiais recicláveis. O projeto teve como objetivo desenvolver um veículo manual para os catadores que trabalham nas ruas da região, a partir de uma pesquisa realizada com eles. O projeto avaliou junto aos catadores aspectos como ergonomia, custos, análise estrutural, envolvendo diversas áreas de conhecimento.

No encontro, foram disponibilizados os desenhos de detalhamento para que o modelo possa ser construído em maior escala. A criação envolveu alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Univates. O projeto começou no primeiro semestre de 2016, quando alunos da disciplina de Desenvolvimento de Produto II foram a campo conversar com os catadores para ver qual era a necessidade deles. A partir do feedback recebido, os estudantes começaram a desenvolver os protótipos. Foram sete até se chegar à versão final, que suporta até 200 kg de materiais.

No total, 103 acadêmicos participaram do projeto. Na disciplina de Desenho Mecânico Assistido por Computador foram detalhadas as peças do veículo, o dimensionamento dos eixos foi feito na disciplina de Elementos de Máquina, e em Resistência de Materiais foi feito o dimensionamento da estrutura.

Fonte: AI Univates

Assuntos Relacionados